16 de fev. de 2008

Estréia na 9ª rodada

Neste sábado, vimos em campo o Palmeiras 2008 de Luxemburgo estrear depois de oito rodadas disputadas pelo Campeonato Paulista, na vitória sobre o Juventus por 4 x 0, em Ribeirão Preto.

Mesmo levando em conta que o time da Moóca jogou boa parte do 2º tempo com um jogador a menos, pode-se constatar tanto uma evolução no desempenho coletivo do Palestra, como uma amostra da qualidade individual do elenco.

Houve momentos no jogo em que doces lembranças (perigosas e indevidas) chegaram a remeter aos verdes anos 90.

O Palmeiras mostrou que tem, individualmente, um time top no futebol brasileiro, e seguramente está entre os candidatos ao título nacional em 2008. Hoje, pude fazer algumas constatações que particularmente me levaram a esta conclusão.

Analisando

Marcos: no jogo de hoje, fez defesas difíceis e importantes, demonstrando que o velho e excepcional São Marcos do Palestra está de volta. Frise-se: Diego Cavalieri está no banco, caso precisemos.

Élder Granja: jogador clássico, deu mais uma assistência para gol (no cruzemento / passe para o gol de cabeça de Alex Mineiro) e manteve o alto nível de suas apresentações, mantendo uma ótima regularidade. Anotem aí: candidatíssimo a vencedor da Bola de Prata, da Placar, como melhor lateral direito do Brasileirão, caso tudo ande bem e continue livre de contusões que o assombraram nos tempos de Inter. Este, está encaminhado para fazer história no Palmeiras, se permanecer por um bom tempo.

Henrique, David, Dininho e Maurício: Dininho se contundiu ainda no primeiro tempo, Maurício entrou em seu lugar e nada se alterou. O Palmeiras tem ótimos zagueiros, todos que jogaram hoje com boa técnica, além de fazerem bem sua função principal. Frise-se 2: Gustavo não jogou por estar suspenso.

Leandro: bom lateral defensivamente. Tem muito boa técnica. Hoje, jogou mais livremente, podendo subir ao ataque, e acertou vários cruzamentos e lançamentos. Foi considerado um dos, senão "O" melhor da partida por muitos. Se o Luxemburgo conseguir extrair dele constância parecida com o que apresenta o Élder Granja, a lateral esquerda não é causa de preocupação. Mas só o próprio Leandro pode conquistar essa confiança do torcedor. Futebol ele tem. Basta dar aquele "algo mais" em todos os jogos.

Pierre: o melhor marcador e ladrão de bola do país disparado no momento. Hoje, como nos jogos anteriores, foi o único volante de ofício, num time que jogou com 3 zagueiros. E mesmo assim, apareceu em todas as partes do campo, como de costume, sempre pronto pra desarmar o adversário e tocar pra quem sabe.

Léo Lima: o desempenho de hoje apenas confirmou a impressão anterior. Como segundo volante, trata-se de um jogador muito bom. Tem recursos como o drible, o chute, lançamentos e longas viradas de jogo. Características que, como meia, não chamariam tanta atenção como chamam em se tratando de um "falso" volante. Está no caminho certo de dar um "Cala boca, Milton Leite" (referência ao episódio da discussão entre tal "jornaleiro" e o Luxemburgo no programa Arena Sportv, quando Mr. Milk sugeriu que a contratação de Léo Lime beneficiaria financeiramente o técnico do Verdão, pela falta de qualidade e de currículo do jogador).

Diego Souza: enfim, ele estreou mostrando no que poderemos contar com ele para 2008 e os anos que vêm por aí. Chegada forte ao ataque, finalizações, tabelinhas, habilidade e gols. Ainda assim, não achei que ele tenha jogado tão bem, pois nota-se nitidamente que ainda não tem a mobilidade que se espera de um atleta profissional. Me parece fora de forma, e mesmo assim demonstrou hoje suas qualidades.

Valdivia: mais um que estreou em 2008. Depois das atuações apagadas, polêmicas, firulas y otras cositas más que fez nas partidas anteriores, hoje o Mago justificou o apelido e, na minha opinião, foi o melhor em campo. Deu passes, dribles, duas assistências convertidas em gols, fez mágicas com seu chute no vácuo e outras estripolias, dessa vez, de maneira mais objetiva. Me pareceu clara a evolução individual dele após uma semana sem jogo, apenas de treinamentos. E acho que sentiremos claramente a diferença do Valdivia que terminou 2007 para o que terminará 2008 ao final do Brasileirão.

Alex Mineiro: não é genial como Romário, Careca ou Ronaldo, mas mostrou novamente que a camisa 9 de 2008 é dele e dificilmente não a fará por merecer. Fez mais um gol típico de centroavante e, além disso, hoje fez sua melhor partida com a camisa do Palmeiras, acertando muitos passes e tabelas, e melhorando na proteção da bola nas suas saídas da área.

Denílson e Lenny: apesar de terem jogado cerca de 15 minutos apenas, o Palestra mostrou que tem vários jogadores para preocupar seus adversários. Entraram, preocuparam, desviaram a atenção dos marcadores para si, abrindo espaço assim para outros jogadores de talento do time.

Ou seja...

Está sobrando talento no Palmeiras. Basta ver se o Luxemburgo conseguirá converter esse caldeirão de talentos em uma equipe competitiva. Se obtiver sucesso nisso, garanto que teremos motivos para comemorar o que conquistaremos no ano de 2008.

Um comentário:

Nilton Lima disse...

Precisamos apoiar o Palmeiras nesta noite contra o Sport no Palestra Itália. O Palmeiras precisa vencer e convencer a sua torcida hoje, tem elenco pra isso. O gigante Diego Souza só precisa fazer o que bem sabe, gols, gols e mais gols, ao lado do K9, que está precisando deslanchar novamente, calma garoto, vc. é bom de bola, e sabe fazer aquilo que muitos atacantes não sabem, tocar para o fundo da rede com precisão, avante PALMEIRAS, precisamos avançar na Libertadores, pra depois FRITAR o Peixe no Palestra no sábado. Luxemburgo, por favor, arruma de uma vez por todas essa defesa, que tem falhado com frequência, aja coração!!!