14 de mar. de 2008

E não é que Trajano tinha razão?

Nesta última segunda-feira, dia 10 de março, foi de embrulhar o estômago assistir ao programa "Linha de Passe", da ESPN Brasil. O mesmo programa, que aqui já indiquei como inteligente, causou náuseas e dor de estômago em sua edição passada, especialmente pela participação de José Trajano.

O assunto da discórdia foi a expulsão de São Marcos no jogo de domingo (Bragantino 2 x 5 Palmeiras).

Antes de mais nada, acho que o Marcos se equivocou, errou e mereceu ser expulso, mesmo tendo ciência de que houve um erro anterior do juiz ao não marcar falta na agressão que o jogador do Bragantino praticou sobre o goleiro. E mesmo palmeirense roxo, não concordo com o que disse o gambático jornalista Juca Kfouri, que considerou injusta a expulsão da nossa muralha.

Mas entre discordar dessa opinião e ter um surto psicótico na televisão há uma distância colossal. E foi isso que Trajano, o Ébrio, teve no programa.

Se descontrolou de tal maneira que ultrapassou todos os limites do bom-senso, do jornalismo e até mesmo da educação.

Ao defender sua tese de que a carreira limpa de São Marcos não o imuniza de seus erros (com a qual concordo), o Ébrio jornalista, aos berros, gritou coisas como:

"O Marcos é podre!"

(...)

"A biografia do cidadão não lhe dá o direito de ser safado!"

Já disse isso outra vezes, e vou repetir. Criticar não ofende. Ofensas, sim, ofendem!

E não cabe a ninguém que bate no peito e se julga um profissional correto, de histórico impecável e marcante, ofender ninguém, muito menos um jogador de bom caráter como é o caso do Marcos, notória e sabidamente.

O mesmo Trajano, o Ébrio, já demonstrou em outras situações (e o faz com freqüência) que o equilíbrio e a sensatez não são seus pontos fortes.

Em outro programa "Linha de Passe" histórico, o então apresentador Paulo Soares (também conhecido como o "Amigão), na época responsável pela pauta do programa, não suportou as constantes pentelhações e críticas públicas de seu chefe, ele mesmo, o Ébrio (Trajano é o Diretor de Jornalismo do canal). Simplesmente explodiu, mas não perdeu a linha: tirou o microfone de lapela, levantou-se e se retirou do programa, deixando Trajano, o Ébrio, falando sozinho. (Clique para ver o vídeo deste episódio no YouTube.)

José Trajano se orgulha de sua biografia, de sua carreira no jornalismo e ama ser adulado. Além do mais, adora e cultiva seu temperamento explosivo, e diz que é fruto do fato de "falar o que pensa", de "ter a liberdade de expressar seu pensamento sem se preocupar em agradar a ninguém".

Pessoas mais próximas a Trajano juram que esses seus constantes surtos de perda de equilíbrio e compostura, falta de educação e os berros, estão diretamente ligados à sua condição de maníaco-depressivo e alcoólatra.

Isso, porém, não justifica agredir verbalmente ninguém.

Ontem, no programa "Pontapé Inicial", Trajano, o Ébrio, se mostrou indignado com a reação dos palmeirenses e de todos os telespectadores que se sentiram indiretamente ofendidos com o comportamento do jornalista na segunda-feira.

Falando da repercussão do entrevero que teve com Juca no "Linha de Passe", veio com um discurso em tom de fim de festa, todo melancólico e cabisbaixo:

"É, não tem jeito. As pessoas não me compreendem, não mudam a visão que têm de mim. Não levam em consideração minha história e carreira no jornalismo."

Chega a dar dó ver uma pessoa assim, tão descontrolada e desequilibrada, e ao mesmo tempo tão exposta na mídia.

Caro Ébrio, Trajano, não é que você estava certo numa coisa?

"A biografia do cidadão não lhe dá o direito de ser safado!"

Sábias palavras, Ébrio jornalista.

Portanto, por mais que você seja um jornalista consagrado, importante, de muita história, yada yada yada, você não tem direito de ser safado. Procure tratamento, meu amigo. E páre de provocar ardência no estômago mesmo de quem não é Ébrio como você, apenas com seus surtos psicóticos em rede nacional.

E agora, José? Foi SAFADO, mas não quer ser tratado como tal por causa de sua BIOGRAFIA.

Santa incoerência!

Vai entender a cabeça de um Ébrio.

6 comentários:

Anônimo disse...

Belo texto, sim senhor.

Abraço!

Unknown disse...

Parabéns pelo ótimo texto!

A postura desequilibrada, egocêntrica e arrogante desse Trajano mostram que se faz necessário afastá-lo dos programas que dirige e/ou participa. É inadmissível que um cidadão visivelmente bêbado e perturbado tenha autorização para aparecer na televisão, ainda mais COMANDANDO mesas redondas. Total repúdio à essa emissora e/ou a quem permite que esse ser se manifeste nessas condições.

Quanto ao nosso Marcão, sua história é auto-explicativa, e joga no bueiro da mediocriadade quaisquer dessas tentativas de desmerecê-lo!

Toninho Garcia

Rodrigo Barneschi disse...

Excelente, Mário. Tomara que isso chegue ao tal cidadão.
Abraços

Reginaldo Cruz disse...

Sou vascaíno, moro em Sampa e todas as segundas assisto o Linha de Passe. O episódio foi VERGONHOSO!!! O Gargamel estava visivelmente alterado.

Parabéns pelo texto, mas seria muito melhor se chegasse nas mãos do Ditador da ESPN.

Sucesso!

Anônimo disse...

É isso mesmo Mário. Podem falar mau de qualquer jogador da face da terra, mas por favor, não coloquem o Marcos nessa lista,

Todos sabem que ele tem bom carater, é simples e sempre foi mesmo depois da fama. Além disso ele é do interior de Sampa (pelo qual sou doido mesmo) e no interior é só gente simples mesmo com muita grana, tem suas excessões, mas o Marcos não faz parte delas!

Forte abraço

paixaopalestrina.blogspot.com
Giuliano

Anônimo disse...

Ótimo Texto Mário. Parabéns pelo relato!

Podem falar mau de quem for nesse mundo do Futebol, mas do Marcos? Tenha dó. O cara sempre foi simples mesmo depois da fama, vem do interior de Sampa (onde o povo é diferente pelo humor e simplicidade) e isso não precisa falar, todos já sabem.

Sr. Trajano, tá na hóra de pendurar as chuteiras! Sinceramente!

paixaopalestrina.blogspot.com
Giuliano Forcinetti.